Ondas de Elliott, Fibonacci e Análise Técnica: Ibovespa
Por: André Mendonça, Mestrado, MBA, CNPI-T
{ }
O objetivo desta análise é mostrar a visão macro (segundo as Ondas de Elliott), de médio/longo prazo, que eu tenho do Ibovespa. Para um melhor entendimento, tenham em mente que onde há uma “onda 2”, há um final de ciclo. No caso abaixo, o mapeamento azul (números) refere-se ao ciclo maior, já o verde, ao ciclo menor.
Quanto aos traçados cinzas, simulando os preços futuros, eles foram feitos só para se ter uma pequena idéia da dinâmica do preço versus tempo, de acordo com a fotografia atual do mercado.
O interessante é notar que, independente dos cenários abaixo relacionados a extensão da queda, o ciclo de baixa está próximo do fim. Logo um ciclo de alta mais consistente e doradouro, muito provavelmente, estar por vir.
—
Conheça o software de análise técnica eSignal
—
Declarações nos termos da Instrução 483 da CVM:
O presente relatório é distribuído com o objetivo de prover informações e não representa, em nenhuma hipótese, uma oferta ou solicitação de compra e/ou venda de qualquer instrumento financeiro, bem como sugestão de investimento. As opiniões contidas neste relatório foram elaboradas de forma independente e autônoma, baseadas em análise técnica, estatística, matemática, julgamentos, expectativas e estimativas e, portanto, não se constituem em expressão máxima da verdade, estão sujeitas a erros e mudança e não é possível garantir que sejam precisas, corretas e completas. É de exclusiva e total responsabilidade do usuário/investidor a utilização das informações continas neste relatório bem como a estratégia de investimentos e, dessa forma, o usuário/investidor não poderá pleitear qualquer tipo de indenização por parte do analista. As informações contidas neste relatório são consideradas confiáveis na data de sua publicação, porém o Analista se reserva no direito de, a qualquer tempo e sem aviso prévio, alterar estas informações.