≡ Menu

Email-Alerta das Oportunidades da Bolsa

Saiba o momento exato de comprar e vender suas ações.
Cadastre-se GRÁTIS. NUNCA enviamos spam.

Ibovespa: 7 fatores que poderão afetar a sua tomada de decisão de compra e venda. Veja agora.

{ 10 comments }

O objetivo deste artigo é mostrar a minha visão de curto, médio e longo prazo do Ibovespa, de algumas blue-chips como PETR4, VALE5, BBDC4 e BBAS3, e apontar regiões para possíveis estratégias de compra ou venda.

 

Veja abaixo os 7 tópicos que irei abordar:

 

1)    Visão de médio/longo prazo segundo as Ondas de Elliott Simplificada (da ElliottBrasil).

2)    Fibonacci de 0.618 de longo prazo aplicado ao Ibovespa.

3)    Fortes suportes de médio/longo prazo poderão afetar o curto prazo.

4)    O que o fibonacci diz no curto prazo?

5)    Possibilidade de final de onda 2 de curto/médio prazo.

6)    Veja rapidamente os cenários de algumas blue-chips: PETR4, VALE5, BBDC4, BBAS3.

7)    Precaução: Cenário de continuidade do bear market até a região dos 42.400 – de onda 2 (rosa)?

 

Continue lendo o artigo e veja como um dos  7 fatores listados poderão lhe ajudar ainda hoje na sua tomada de decisão sobre comprar ou vender ações ou índice.

 

10 | Visão de médio/longo prazo segundo as Ondas de Elliott Simplificada (da ElliottBrasil)

 Ibovespa-analise-tecnica

 

Gostaria de começar esse meu post com a minha visão de médio/longo prazo do Ibovespa de acordo com o mapeamento das Ondas de Elliott (se você não está familiarizado com o conceito das Ondas de Elliott, sugiro que leia o meu artigo “10 Segredos Sobre Ondas De Elliott Que Todos Os Traders Deveriam Saber: Um Guia Indispensável”).

 

O gráfico acima está na periodicidade semanal e abrange o fundo de 2008 até o atual momento. Sua movimentação é lenta e qualquer aposta exige muita paciência.

 

Então, basicamente o que eu coloquei foram 3 cenários principais. Seguem eles:

 Ibovespa-analise-tecnica-cenários

 

Cenários 1: O término da onda 2 rosa já foi concluído. E agora estamos na fase de conclusão da onda 2 azul do ciclo menor.

 

Cenário 2: A onda 2 rosa ainda será concluída, possivelmente no segundo semestre, e a região mais provável para o seu término situa-se entre os 42.400 e 37.000 pontos.

 

Cenário 3: Seria uma queda abaixo dos 37.000. Considero esse cenário improvável (mas estou atento).

20  Fibonacci de 0.618 de longo prazo aplicado ao Ibovespa

 Ibovespa-analise-tecnica-fibonacci

Em jul/2013 o índice alcançou a tão conhecida retração de fibonacci de 61,8% que de fato se mostrou um forte suporte (como de costume).  Mas é bom ressaltar que essa não foi uma retração comum… fui uma retração de longo prazo, com ocorrência um pouco rara de se ver, o que indica ainda mais força.

 

Tal suporte acabou construíndo o fundo de jul/2013 que pode ser sim o final de uma onda 2 (rosa). E isto indicaria o final do grande movimento de baixa iniciado em 2010.

 

Se isso realmente for verdadeiro (façam as suas apostas), a região entre 48.670 e 46.510 poderá ser a região final da onda 2 azul do ciclo menor (ver o gráfico).

 

30  Fortes suportes de médio/longo prazo poderão afetar o curto prazo

 Ibovespa-analise-tecnica-suportes

 

Não sei se você notou, mas olhando bem para trás (começando lá em 2007) podemos ver importantes fundos, bem definidos, situados entre os 49.400 e 47.600 (aprox).

 

Mal ou bem essa região acaba sendo também um forte suporte para os preços no momento presente, e isso nos leva a crer que há boas chances de haver uma redução do grupo dos vendedores e, por outro lado, um aumento na força do grupo dos compradores… E essa disputa poderá levar um repique do índice para cima nos próximos dias ou semanas.

 

40  O que o Fibonacci diz no curto prazo?

 Ibovespa-analise-tecnica-fibonacci-curto-prazo

 

Pelo método ElliottBrasil, eu tracei o fibonacci de curto prazo e encontrei a região entre 48.670 e 46.510 como sendo uma região de forte suporte.

 

É claro que não dá para ter certeza, porém há grandes chances de termos um repique para cima, por isso eu recomendo que você fique atento a um gatilho de alta do gráfico e monte uma estratégia de compra se a oportunidade aparecer.

 

50  Possibilidade de final de onda 2 de curto/médio prazo

 Ibovespa-analise-tecnica-onda2

 

 O fibonacci acima traçado é também a principal ferramenta para ajudar encontrar a onda 2 azul. Mais uma vez… não dá para ter certeza… a gente trabalha com cenários e através desses cenários fazemos as nossas operações/estratégias.

 

Só para situar você ao contexto dessa hipótese: após uma onda 2 azul, viria uma onda 3 azul para cima (é claro) e forte.

 

Porém, como a conjuntura brasileira ainda está muito incerta, fica muito arriscado montarmos posições mais longas. Por isso a minha sugestão seria uma operação de curto prazo primeiro. Ai, caso o mercado venha realmente ganhar força, você poderia fazer uma outra entrada no futuro, em outra oportunidade.

 

60  Veja rapidamente os cenários de algumas blue-chips: PETR4, VALE5, BBDC4, BBAS3

 

 Abaixo segue a análise técnica da VALE5VALE5-analise-tecnica

 

 Abaixo segue a análise técnica da PETR4 PETR4-analise-tecnica

 

 Abaixo segue a análise técnica da BBAS3BBAS3-analise-tecnica

 

 Abaixo segue a análise técnica da BBDC4BBDC4-analise-tecnica

 

 

70  Precaução: Cenário de continuidade do bear market até a região dos 42.400 – de onda 2 (rosa)?

 Ibovespa-analise-tecnica-speedline

 

Confesso que fiquei preocupado quando vi que o Ibovespa havia rompido a última “speed line” (linha inclinada rosa) de suporte.

 

Esse tipo de rompimento normalmente indica continuidade do movimento atual, no caso, movimento de baixa. E isso reforça a hipótese do Ibovespa seguir rumo à região entre os 42.400 e 37.000.

 

Se esse cenário mais baixista ocorrer, provavelmente estaremos no ápice de uma crise mais grave. E esse ápice de emoção e de notícias normalmente marca um fundo importante, que eu acredito que seria uma onda 2 de um ciclo de longo prazo de alta.

 

 

Agora é com você!

 

Adoraria saber a sua opinião nos comentários!

 

 

 – –

 

»  Veja também:

 

 

  

– –

 



Leave a Comment






Declarações nos termos da Instrução 483 da CVM:

O presente relatório é distribuído com o objetivo de prover informações e não representa, em nenhuma hipótese, uma oferta ou solicitação de compra e/ou venda de qualquer instrumento financeiro, bem como sugestão de investimento. As opiniões contidas neste relatório foram elaboradas de forma independente e autônoma, baseadas em análise técnica, estatística, matemática, julgamentos, expectativas e estimativas e, portanto, não se constituem em expressão máxima da verdade, estão sujeitas a erros e mudança e não é possível garantir que sejam precisas, corretas e completas. É de exclusiva e total responsabilidade do usuário/investidor a utilização das informações continas neste relatório bem como a estratégia de investimentos e, dessa forma, o usuário/investidor não poderá pleitear qualquer tipo de indenização por parte do analista. As informações contidas neste relatório são consideradas confiáveis na data de sua publicação, porém o Analista se reserva no direito de, a qualquer tempo e sem aviso prévio, alterar estas informações.